quinta-feira, 8 de julho de 2010

ELETRONORTE - Usina de Samuel e Br 364 devem sofrer bloqueio no próximo dia 30 de Julho


A obra abandonada de uma ponte sobre o rio Jamari em Itapuã do Oeste e a omissão da Eletronorte S.A. para resolver o problema pode provocar o fechamento da Br 364 na altura do município no próximo dia 30 de julho. É o que garante os lideres comunitários, que também não descartam uma ação mais ousada, com a interdição dos portões da Usina de Samuel, na altura do Km 45, no município de Candeias do Jamari.

As ações seriam uma forma de protesto contra a “lerdeza” e descaso da empresa em compensar a comunidade pelos danos causados pelo lago da Usina. Construída através de convênio com a Eletronorte como forma de compensação social à comunidade atingida pelo lago da Usina de Samuel, o esqueleto de concreto está há seis anos aguardando conclusão. Com as cabeceiras corroídas, parte de sua estrutura já no fundo do lago de Samuel, a obra da ponte é um símbolo do descaso de como é tratado o povo nas questões das compensações sociais e ambientais para as comunidades atingidas.

Apesar do caso e a ameaça da população, a Eletronorte até agora não se pronunciou oficialmente sobre o caso, não emitindo qualquer comunicado, muito menos dando um prazo para a solução do problema que já se arrasta há cerca de 10 anos.

Fontes ligadas ao grupo de geração de energia disseram que pelo fato do problema estar sendo resolvido na esfera judicial, nada pode ser feito até pelo menos até o mês de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário